Horta na Escola | quintalurbano

O debate a respeito da saúde na sociedade contemporânea tem se tornado cada vez mais complexo. Observamos que a reduzida relação das crianças com a natureza tem sido um dos obstáculos a serem superados na busca de uma melhor qualidade de vida. Além disso, podemos somar a este triste cenário a péssima qualidade da nossa alimentação onde a base se respalda nos sintéticos, artificiais e industrializados.

Pesquisas comprovam que o convívio diário com a natureza pode reduzir fortemente os índices de depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, obesidade entre outros distúrbios que assolam nossa sociedade. Autores chegam a falar em um novo transtorno chamado de transtorno de déficit de natureza, que a partir da falta do convívio com a natureza pode desdobrar uma serie de problemas relacionados a saúde.



Diante destas configurações sociais, o ambiente escolar se torna um agente importante na transformação dessas temáticas, proporcionando às crianças e à comunidade escolar a construção de valores, saberes e conhecimentos que possam promover qualidade de vida, seja para nós humanos ou para os demais seres vivos que coabitam este planeta conosco.

Diante de tal perspectiva, o Quintal Urbano acredita que através da agroecologia como prática escolar, podemos dar um redirecionamento a forma como vivemos, e assim, constituir uma nova sociedade, mais saudável, ética e consciente. Além disso, a agroecologia vem se mostrado forte aliada ao ensino possibilitando a abordagem de disciplinas como biologia, química, física, matemática e geografia, sendo ponto de ebulição para discussões relevantes na contemporaneidade.

A prática regular da agroecologia na escola integra um conjunto de atividades articuladas com as temáticas teóricas, incluindo técnicas de preparo de solo, insumos e compostagem orgânica, plantio, manutenção de hortas e canteiros, manejo da água, assim como colheita de plantas comestíveis e medicinais.

Através do semear, plantar, cultivar, colher e comer trabalhamos diversos ciclos onde a vida é descoberta de forma prática e muito divertida. Desenvolvemos uma metodologia para auxiliar escolas na implantação de espaços agroecológicos e na formação pedagógica da equipe, para se torne capacitada a fazer desta prática, um pilar sustentável de qualquer instituição de ensino.

A adoção da escola pela prática da agroecologia reforça a constituição de hábitos saudáveis, onde saberes constituídos de forma inclusiva e participativa colocam o estudante como parte do ambiente e não mero observador. Permitindo assim uma relação mais profunda e de respeito dele para com o ambiente, seus elementos e a si mesmo.

Entre em contato conosco e solicite a visita de nossos especialistas em ensino e agroecologia para fazer da sua escola um lugar transformador.


- Palestras

- Manutenção horta escolar

- Treinamento professores e equipe


Consulte!