Empreendedores Start up | quintalurbano


Márcia Carneiro Luiz é Designer de Produto e Administradora de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Financeira. Desde pequena sempre gostava de inventar brincadeiras, brinquedos, teorias e formas diferentes de fazer as coisas. Sua carreira se solidificou construindo modelos de negócios e gerenciando equipes criativas. 

Durante a infância, no sítio da família, conviveu com a natureza e com a avó bióloga que achava cobras, lagartixas, aranhas e sapos para mostrar para os netos. Lá tomou banho de açude, pescou, buscou ovos no galinheiro, varreu aparas de grama e lavou muitas vezes os cachorros para coletar pulgas e trocar por dinheiro com seu avô, grande incentivador do seu espírito empreendedor. Esse convívio marcou seu DNA, hoje não consegue viver sem um pouco de verde, sem um pouco de bichos.

Da Moda ao Gráfico, do Ambiente ao Produto, sua trajetória no Design é de longa data, que aliada a formação acadêmica e seu espírito empreendedor, fez entrar em ebulição uma máquina de ter idéias. Na faculdade de Design encontrou sua verdadeira vocação, projetar produtos e sistemas. Na primeira disciplina projetual, seu projeto móvel "Return", um berço multifuncional, recebeu menção honrosa no prêmio Tok&Stok Universitário.

Adora plantar, mas não tem muita paciência de esperar ver crescer, gosta mesmo é de colher. A falta de experiência em cultivo, falta de espaço, falta de tempo e a vontade de ter uma horta fez com que escolhesse projetar academicamente sistemas de cultivo indoor utilizando técnicas hidropônicas, automação e Internet das Coisas que direcionaram seu caminho rumo ao cultivo da natureza. 

Fundadora e sócia do BEMD Gestão Criativa, atualmente é mestranda em Design no PGDesign da UFRGS e fundadora do Quintal Urbano Experiências de Cultivo.


Jerônimo de Oliveira Loureiro é Biólogo, mestre em Ensino de Ciências com foco em Agroecologia. Apaixonado pela natureza desde a infância cresceu fora dos grandes centros urbanos, quando desenvolveu uma relação profunda com a terra. Lá aprendeu com seus avós a cuidar de jardins, plantar e cultivar, a fazer composteiras, mexer em ferramentas e fazer seus próprios brinquedos. Aprendeu a cozinhar e a escolher os melhore ingredientes acompanhando seu avô em verdadeiras expedições ao Mercado Público de Porto Alegre.

Morou na Nova Zelândia onde trabalhou em uma fazenda de Kiwi, neste período o contato com a vida no campo lhe trouxe ensinamentos preciosos sobre o cultivo de vegetais. Cursou parte da sua graduação na Università de Pisa na Toscana, região italiana de singulares relações entre fazenda e gastronomia. Ao longo da carreira acadêmica trabalhou em diversos laboratórios e realizou inúmeras pesquisas na área da Botânica.

Professor em todos os níveis de ensino, da Educação infantil à Pós Graduação. Foi na Escola Amigos do Verde, lecionando a disciplina de Agroecologia, que despertou para esta apaixonante ciência decidindo que o contato com a terra, o respeito aos ciclos da natureza e a compreensão das relações humanas com os demais seres vivos fariam parte fundamental na sua vida. Atualmente é um cara feliz, pai do Joaquim, professor e fundador do Quintal Urbano.


Vânia Chassot é Engenheira Agrônoma, natural de Montenegro, mudou-se para Porto Alegre para cursar o curso de Agronomia na UFRGS. Cresceu em contato com o mundo agro, e buscou uma profissão que lhe proporcionasse mais convívio com o campo, a terra, os pomares, as hortas, as flores, a natureza e suas belezas e delícias!

Na faculdade buscou investigar as mais diferentes áreas da profissão, como estudo dos solos, fruticultura e horticultura. Estagiou na tradicional Floricultura Winge onde imergiu no universo do paisagismo. Essa experiência lhe proporcionou conhecer os anseios das pessoas que querem levar o verde para dentro da sua casa, mas não sabem o quê levar, onde plantar e como cuidar. O estágio também lhe proporcionou contato com profissionais da área de paisagismo, compartilhando conhecimentos e contribuindo para o sucesso dos projetos.

Hoje é consultora agronômica, ministra cursos, workshops, para o segmento amador e profissional. Também atua como palestrante, viajando pelo Brasil para conversar e compartilhar conhecimentos.