Estamos em um momento para ligar o alerta!
A agricultura orgânica é um sistema de cultivo que não utiliza produtos químicos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas, conhecidos como DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, produtos que visam proteger as plantas de pragas e doenças.
Porém, tais químicos, se manejados de forma equivocada podem alterar a composição natural de um agroecossitema, como matar insetos considerados benéficos, como as abelhas e outros polinizadores. Além disso, podem contaminar o solo e a água, como podem ficar retidos nos vegetais através da aplicação de produtos ditos sistêmicos.
Quando falamos de hortaliças e frutas, o alerta se torna ainda mais importante, pois são alimentos que não passam por algum tipo de processamento, como é o óleo de soja ou o beneficiamento de grãos como arroz e feijão, mas sim, são consumidos in natura.
Algumas hortaliças e frutas são mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças, e por isso recebem uma carga maior de defensivos químicos, ao longo do seu desenvolvimento, como é o caso do tomate, morango e pimentão, por exemplo.
Manejar uma horta ou um pomar de forma orgânica é utilizar técnicas biológicas que afastam pragas, proteger com elementos naturais contra fungos, adubar o solo com matéria orgânica, e preservar a saúde e bem estar do agricultor e do consumidor final.
Trabalhar com orgânicos é quase uma filosofia que se preocupa com o processo como um todo, desde não utilizar químicos, passando pela proteção ambiental, e acabando por preservar a saúde de quem trabalha no campo e de quem consome na cidade. Isso é sustentabilidade, pois produzir alimentos depende de um ambiente conservado. E conservar um ambiente é se preocupar com o futuro, com proteger o solo, proteger as águas subterrâneas, proteger a fauna e manter o trabalhador rural no campo.
Agricultura orgânica é isso e precisa ser preservada e cada vez mais utilizada. Aqui na Quintal Urbano acreditamos nisso e buscamos essa preservação. Oferecemos trazer um pouco dessa agricultura para os centros urbanos e aproximar a ciência que dá certo para próximo das pessoas. Para escolas, para incentivar as crianças a manterem essa relação com a natureza e entender o processo de onde vem o nosso alimento. Para restaurantes que promovem uma alimentação saudável e tem esse cuidado em fornecer um cardápio recheado de qualidade.
Quintal Urbano trazendo experiências de cultivo do campo para a cidade. Obrigada.
Vivi Pretz , Engenheira Agrônoma
Dra. Em Sanidade Vegetal
Especialista em Hortas Orgânicas
Comentarios