Conversas no Quintal

Estar em quarentena... Que sentimento estranho!!!


Na primeira semana, éramos cheios de duvidas, porém, ainda sentíamos a adrenalina da vida nas ruas, a ansiedade do inesperado, o medo do desconhecido, a angústia por escutarmos notícias terríveis em outros países... Enfim, o isolamento social se fez necessário em Março e Abril de 2020 para praticamente o mundo inteiro.


Não é fácil isolar-se. Ser privado da presença das pessoas, impedido de abraçá-las, de chegar perto. Quem usava máscara eram profissionais da saúde, cirurgiões, dentistas, enfermeiros. E quando nos demos conta, em 30 dias, usar máscaras foi uma solução mundial de nos protegermos uns aos outros. Álcool, até então, era artigo de laboratório, muitas vezes só utilizado nas limpezas mais profundas em casa. De repente, tornou-se artigo de luxo e raro de encontrar.


Surgiram músicas na janelas, tele-entregas de cestas de hortaliças e frutas, cursos gratuitos oferecidos de forma online, solidariedade nascendo em todos os cantos. Por aqui... surgiu " Conversas no Quintal".



Conversar no Quintal não te lembra coisas boas? Fazer um café, um chá, um bolo de vó e ir sentar-se no quintal para conversar com vizinhos? No quintal, não se conversa sobre coisas ruins, não trazemos inimigos para o nosso quintal, é um local de boas energias, onde se falam sobre idéias, sobre receitas, e não sobre pessoas. Pelo menos era assim no quintal da minha vó. E está sendo assim aqui no Quintal Urbano.



Promovido pelo Instituto Quintal Urbano, é um evento sem regras, sem data e horário marcado. São LIVES que acontecem no Instagram @quintal_urbano. No nosso quintal temos convidados que se tornam amigos, e amigos que sempre serão convidados. As LIVES tem duração de 1 hora e a tela do celular se torna dividida entre "eu", a Vivi do Quintal e o meu convidado. Convidados escolhidos a dedo, selecionados pelo seu conhecimento e por serem especialistas nas suas áreas de atuação. Eu como especialista em HORTAS, poderia ter escolhido falar sozinha sobre cultivos, sobre o método Plantar Colher e Cozinhar de ensino, sobre os produtos da loja do Quintal, sobre nossos eventos, mas não. A Agricultura é muito mais que isso. O Instituto Quintal Urbano é multidisciplinar, e o que queremos é te levar conhecimento de qualidade. Os 4 pilares que regem o Quintal Urbano são: Horta... Cozinha... Saúde e Educação.





As "Conversas no Quintal" sempre têm um tema, mas sempre visitam essas 4 áreas de forma direta ou indiretamente. E 1 hora passa voando.


"Conversas no Quintal" nasceu para diminuir a nossa distância, para deixar a quarentena mais leve, para receber os amigos, e para convidar os nossos clientes, os nossos fornecedores, funcionários, pessoas de longe, que muitas vezes queriam estar nas aulas presenciais do Instituto, mas a distancia não permitia. Agora, estamos isolados, entretanto, mais perto do que nunca.


Já recebi pedidos para que "Conversas no Quintal" não acabe quando a quarentena acabar. Isso me emociona. Pois é o retorno, de que não estamos sozinhos aqui, e sabemos que não te deixamos sozinhos aí.


Por isso, convidamos a quem ainda não "conversou" com a gente, a nos visitarem no nosso Quintal. Como disse antes, não tem dia nem hora marcada. Nem ensaio, treino. Afinal, quando você visita um amigo, não leva um caderno com anotações pré-escritas. Conversas entre amigos são verdadeiras e jamais planejadas, e é por isso que têm sido tão bom Conversar no Quintal.


Vivi Pretz (@vivipretz)

Engenheira Agrônoma do Quintal Urbano

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas




















  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn

©2019 por Quintal Urbano ®

33.061.081/0001-99

WhatsApp 51 996.072.933 ou contato@quintalurbano.com.br

 POA-RS