top of page
Foto do escritorVivi Pretz

Manjericão e a suas inúmeras funções

Algumas plantas da horta são condimentares, outras são aromáticas, e ainda têm as nutracêuticas. São conceitos diferentes, entretanto, algumas plantas apresentam as três descrições. Quem é aromática, armazena princípios ativos na forma de óleo e desenvolve órgãos vegetais especializados. Quem é condimentar, serve para temperar alimentos e ao mesmo tempo conservar, por serem anti-microbianos. Quem é nutracêutico é capaz de sintetizar compostos que além de nutrir, ainda podem curar.


Que sorte de quem tem manjericão na horta. Ocimum basilicum, uma erva condimentar, aromática, nutracêutica, e ainda prestadora de serviços ecológicos de forma indireta.

Mas Viviiii, como assim? Planta prestadora de serviços? E ainda ecológicos?

Pois é, a natureza sozinha, se encarrega de tentar equilibrar o meio ambiente da melhor forma possível, para que tudo funcione da maneira mais certa.

Se o manjericão possui tantos títulos, é porque no ambiente ele possui muitas funções. Na minha tese, eu pude comprovar a ação positiva que o manjericão tem de atrair insetos benéficos para a horta. Ambientes que contém manjericão, são favorecidos pela presença de polinizadores, essenciais para a produção de alimentos. Ambientes com manjericão, são mais visitados por parasitoides, uns insetinhos minúsculos, com uma função predadora gigantesca. Essa turminha é uma das responsáveis pelos serviços ecológicos. Eles ajudam a manter o equilíbrio entre pragas e o ato de causar danos na planta. As abelhas e outros polinizadores, vêm em busca do néctar, e acabam encontrando outros compostos positivos, presentes no óleo essencial que a faz ser uma planta aromática.


Para mim, a mais importante planta da horta.

Com ela, fazemos chás, temperamos molhos, fornecemos sabor à carnes, sopas, queijos, pães, entre tantos outros ingredientes que podem ter sabor de manjericão. Pensam que eu esqueci do pesto? O manjericão é tão importante que tem um pesto só pra ele. Quer saber mais sobre a história do pesto? Te conto no post da semana que vem. Por enquanto, plantem manjericão, salvem as abelhas e o sabor das suas refeições.


Vivi Pretz

Engenheira Agrônoma da Quintal Urbano

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas

358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Plantas do Bem

Comentarios


bottom of page