Olá Mundo! Vamos compartilhar conhecimentos, ideias e experiências?

O ano de 2020 chegou chegando aqui no Quintal Urbano! Não esperamos a virada para lançar novos projetos, em dezembro o Instituto Quintal Urbano nasceu, nossos novos planos do Clube do Quintal foram lançados e muita coisa está por vir na primeira quinzena de janeiro na nossa loja “da horta à mesa”. E mais, muito mais, mas ainda não posso falar!!!


Hoje a novidade que trago é que “blogarei” por aqui, para falar sobre o universo biofílico, design e temas relativos à sustentabilidade. Será um canal para compartilhar conhecimentos e inspirar os leitores a desfrutarem a natureza, seus sabores, aromas, cores e formas.


Também quero trazer pra vocês as dúvidas que tive e as que ainda tenho sobre o universo de cultivo. Eu não tinha o “dedo verde”, mas aprendi muito e sigo aprendendo com profissionais incríveis, parceiros do Quintal Urbano, e com nossa sócia Vivi Pretz, que sabe muuuuito.


Agora deve ter dado um nó na cabeça de vocês... Por que eu criei uma start up que trabalha com experiências de cultivo?! A história é longa, mas começou na última cadeira de projeto da faculdade de Design de Produto quando o desafio proposto pelo professor era projetar melhorias para uma escola estadual especializada em deficientes auditivos. A divisão de áreas de inspiração aconteceu por sorteio e eu recebi de presente o pátio da escola. Lá tinha uma horta abandonada, como muitas por aí. Eu tinha como cliente, por décadas, uma grande empresa de sementes e já estava bem familiarizada com o mundo agro, então deu “match”.



Conectar a horta com o refeitório foi um dos meus primeiros insights. Ao pesquisar sobre alimentação infantil tive certeza que a conexão da criança com o alimento faz toda a diferença para construir hábitos alimentares saudáveis e cheios de prazer. Depois disso, nasceram outros projetos de produto para cultivos de plantas, parcerias frutíferas, e minha imersão no mundo da inteligência artificial (o título deste post foi inspirado neste universo, quem faz parte entendeu a conexão). E, assim, nasceu a decisão de pivotar minha vida para outro sentido. Sim, vendi minha empresa com 16 anos de atuação e cá estou empreendendo mais uma vez, começando tudo de novo.


Quero compartilhar com vocês meus desafios, descobertas e conhecimentos, acreditando que podem ser enriquecedores para aqueles que querem ter experiências de cultivo, da horta à mesa, assim como eu e minha família temos.

Bora plantar e degustar?


Abraços com aroma de alecrim fresco!


Márcia Carneiro
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn

©2019 por Quintal Urbano ®

33.061.081/0001-99

SAC Whats App 51 991128578 ou contato@quintalurbano.com.br

R. Cons. Xavier da costa 3394/7 POA-RS