Pão e Horta

Atualizado: Mai 1

Vocês já imaginaram como esses dois elementos podem estar tão próximos?


Te convido a voltar no tempo um pouquinho. A #agricultura existe há mais ou menos 10 mil anos. O trigo foi um dos primeiros cereais a serem domesticados pelo homem. Técnicas de cultivo foram sendo aperfeiçoadas e sementes sendo selecionadas. Foi então, que a mesa foi tomando forma, da maneira antiga, mas foi nascendo. Os egípcios descobriram o processo de #fermentação, nascendo assim o pão da forma como conhecemos hoje.


Dia 20/04/2020 nossa "Conversa no Quintal" no Instagram foi sobre panificação com o Chef Antônio Nogueira lá de Recife/PE. A conversa rendeu tanto que teve parte II dia 23/04/2020. A primeira parte está salva no IGTV do @quintal_urbano. Corre pra lá, pois segundo palavras de uma seguidora..."Não foi uma LIVE... foi uma Aula".


Com o Nogueira, conversamos sobre fermentação, tipos de fermentos e suas diferenças e não seria eu... seee eu não desse meus "pitacos" coloridos nos pães do Nogueira. Simmm, meus amigos, eu sei fazer pão. E mais... Faço pães coloridos, sem corante pelo amor de Jesus!!!


Se a #horta tá ali do meu ladinho, produzindo betacaroteno, antocianinas e clorofilas de forma gratuíta, por que usar corantes artificiais? Foi sujando a roupa de #beterraba há 8 anos que eu percebi... OPA! Se mancha tanto assim, será que meu pão de queijo pode ficar cor de rosa também? Pronto... Bastou eu tentar, para nunca mais parar de trazer a horta para dentro dos meus pães!

Hoje, encontramos farinha de beterraba, cúrcuma, ervas desidratas, e diversos ingredientes que podem dar cor e mais sabor para o nosso pão. Mas eu gosto de facilitar as coisas na vida, e te garanto que uma beterraba batida no liquidificador, garantes boas misturas.


Lembram do Brownie de Beterraba que a Nutri @marianabritoo nos ensinou em uma das nossas "Conversas no Quintal"? Tem post sobre ele com receita de presente. https://www.quintalurbano.com.br/post/brownie-de-beterraba-e-a-nutrição-infantil-tema-da-ii-conversa-no-quintal


Na conversa com o Chef Nogueira, eu mostrei meu pão de queijo cor de rosa ao vivo. Tudo bem, é outra categoria de pão, não tem fermentação envolvida, mas tem em toda padaria. Porém, não é toda padaria que tem pão de queijo cor de rosa.


Então segue a minha Receita:

INGREDIENTES

150 g de polvilho azedo 100 g de polvilho doce 1 Ovo 150 g de purê de beterraba 50 ml de água do cozimento da beterraba

100 g de Queijo ralado

Sal (Pitada)


MODO de FAZER


Misture tudo em uma tigela, inicialmente com uma colher. Depois use as mãos. Massa de pão tem que usar as mãos, além de técnico é terapêutico. Você vai sentir, o ponto certo. Não vai mais grudar na mão. Se sentir necessidade de um pouquinho mais de polvilho, vai fundo, pois o tamanho do ovo pode influenciar na umidade da massa. Se tiver criança por perto, chama. Chama para fazer as bolinhas, pois vai ser uma grande experiência pra ela. Afinal pão de queijo cor de rosa não é todo dia... NÉ?


As bolinhas podem ser congeladas, ou irem para o forno. O Rendimento varia conforme o tamanho das suas bolinhas. Forno convencional 20 minutos.

Eu faço na AIR FRYER em 9 minutos fica pronto.

Como dizem meus amigos Uruguayos...

Buen Provecho!

Foto: @vivipretz


Vivi Pretz

Engenheira Agrônoma do Quintal Urbano

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas

Metida a Cozinhar


Assista a live!




  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn

©2019 por Quintal Urbano ®

33.061.081/0001-99

WhatsApp 51 996.072.933 ou contato@quintalurbano.com.br

 POA-RS