Compostagem Doméstica: Você Faz?
top of page

Compostagem Doméstica: Você Faz?

Atualizado: 19 de jan. de 2021

Reciclar é ir dormir com a sensação de dever cumprido!


Constantemente estamos produzindo lixo, mas quantas vezes vocês pensaram no destino final dele? Pra onde ele vai? Será que ele fica acumulado em algum lugar? Será que ele pode ser reutilizado de outra forma? E assim eu poderia ajudar a natureza?



Se o fato, dele só sair da sua casa, já te deixa bem... precisamos conversar um pouquinho sobre sustentabilidade. Somos responsáveis sim, pelo lixo que produzimos e virar as costas pra isso é no mínimo irresponsabilidade. Reciclar nosso lixo é possível de diversas formas. Seja ele um lixo eletrônico, um lixo seco, lixo hospitalar, e até o lixo orgânico. Aquele da cozinha, que tem aumentado nessas épocas de cozinhar em casa.

Há destinos diferentes para cada um, com empresas responsabilizadas pela coleta e separação para que tooooda essa sujeira do mundo, não fique acumulada por anos até se decompor.


Porém, o lixo orgânico é algo tão pertinho da nossa realidade, que a transformação dele também pode ser pertinho de nós, em uma composteira doméstica. E o mais incrível é que existem seres biológicos que vão nos ajudar nessa brincadeira séria de ajudar o planeta. As queridas minhocas. Através da vermi-compostagem.


Confesso que elas não são os seres mais bonitos do planeta, mas a sua eficácia explica o porque da existência delas. O biólogo Charles Darwin foi o primeiro a perceber essa importância e estudou todos os efeitos benéficos que essas tripinhas em movimento podem fazer pelo nosso solo. Seu movimento traz porosidade e aeração para o solo, quem já leu o post sobre Cobertura de Solo sabe da importância disso para o bom desenvolvimento das plantas.

Além disso, seus excrementos são potentes nutrientes para as plantas. Mas para que haja essa transformação de alimentos em adubos, algumas espécies são mais importantes que as outras. Simmm, temos diferentes espécies de minhocas que atuam de forma diferente na transformação do lixo em luxo. Eisenia andrei é o nome científico das minhocas vermelhas ou minhocas californianas. Ficaram conhecidas por esse nome, pois foram protagonistas de um estudo de recuperação de áreas áridas na Califórnia nos EUA, E como resultado, o solo local foi regenerado completamente e as propriedades físicas, químicas e biológicas melhoradas a ponto de criar novamente a possibilidade de agricultura na região. Tudo isso, graças ao húmus gerado por elas através do metabolismo dessas minhocas. Essa espécie consegue transformar uma casca de banana em húmus, que é um composto escuro, parecido com terra vegetal, rico em nutrientes minerais, como é o caso do potássio, quando a matéria de origem foi a casca de banana. Por isso, quanto mais diversificada é a forma com que alimentamos as minhocas, mais nutrientes o nosso húmus terá. Casca de ovos, originam cálcio, casca de bananas, potássio, restos de folhas, nitrogênio, e assim, muitos outros componentes orgânicos são transformados em inorgânicos, graças a ajuda das nossas amiguinhas minhocas.


Entretanto, nem todo lixo é alimento para as minhocas. e assim como cuidamos da alimentação dos nossos pets, devemos também alimentar de forma adequada as minhocas, caso contrário elas podem ficar doentes e morrer. Minhocas Californianas devem ser vermelhas, se estiverem esbranquiçadas, elas estão mal alimentadas, ou doentes e com isso podem desidratar e morrer. Precisa levar no veterinário? Claro que não. É só saber o que pode e o que não pode no mundo das minhocas!


O que NÃO pode ir para o minhocário:

Laticínios, pode causar fermentação, e micro-organismos fermentativos causam a morte das minhocas.

Derivados de trigo, de lenta decomposição, podem apodrecer, criar fungos e causar mau cheio.

Papéis em geral, quase todos possuem tratamentos químicos, não biodegradáveis, e o colorido das tintas causam morte nas minhocas. Destine ao lixo seco.

Carnes em geral, lenta decomposição, causam mau cheiro.

Restos de comida com sal e tempero, fácil crescimento bacteriano, estes micro-organismos são tóxicos para as minhocas.

Madeira tratada, serragem, restos de madeiras não podem ser tratadas com químicos como verniz ou tintas. Isso intoxica as minhocas.

Resíduos de Animais de Estimação, fezes animais tornam-se composto orgânico através de outro tipo de compostagem. a vermi-compostagem não pode ter contato com fezes de nenhum tipo animal, pois pode haver contaminação por parasitas.

Restos de cinzas da churrasqueira, além de conter muito enxofre, a quantidade de sal acumulada, desidrata as minhocas, provocando a sua morte.

Restos de plantas doentes, folhas com doenças fúngicas como oídio e mildio, além de outras doenças foliares não devem ser colocadas no minhocário, pois estes fungos podem ser passados para as plantas na futura adubação. Folhas doentes devem ser queimadas.

Comidas gordurosas, além da lenta decomposição, não fazem bem ao metabolismo das minhocas. Não custa lembrar... Se não faz muito bem nem pra nós, porque serviria para as minhocas??

Casca de frutas cítricas, por serem muito ácidas, alteram o PH do composto, fazendo mal para as minhocas e deixam o húmus muito ácido, serve também para abacaxi e cascas de cebola.


Mas Viviiiiii, sobrou o que para colocar no minhocário??? Bahhh, um monte de coisa... Borra de café, casca de verduras, o restante de todas as outras frutas, banana, manga, mamão, maçã, pêssego, batata, talos, casca de ovos, filtros de café, saquinhos de chá, folhas secas daquela varrida no jardim, MUITO BOM LEMBRAR, que folhas secas não é lixo... poda da grama, serragem de madeira não tratada.



Aliás, toda vermi-compostagem deve ser feita com uma camada de matéria orgânica, essas que vocês acabaram de ler aí em cima, e uma camada de matéria seca. Serragem é a melhor. Mas pode utilizar folhas secas. Isso é praticamente uma regra, para o bom desenvolvimento das minhocas e o sucesso da sua compostagem.


Drª Vivi Pretz

Engenheira Agrônoma

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas





279 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page