Conheça um pouco da Vivi Pretz, Engenheira Agrônoma
top of page

Conheça um pouco da Vivi Pretz, Engenheira Agrônoma

Atualizado: 19 de jan. de 2021

Tinha uma avó que gostava de plantas, que tinha uma horta e que cozinhava muito bem.




A Vivi acabou fazendo Agronomia na UFRGS e lá ficou por 14 anos. Formou-se Engª Agrônoma, seguiu no mestrado trabalhando com pomares e finalizou a estrada da sua formação com um doutorado em hortas orgânicas. No meio desse caminho, a Vivi fez uma cirurgia. Eu esqueci de contar, que quando a Vivi se tornou Agrônoma, ela era cheia de conhecimentos, com uma vontade imensa de trabalhar e junto dela tinham 120 Kg que a acompanhavam diariamente. Não muito satisfeita com o que ela via no espelho, com o que ela escutava nas ruas, e com o que os exames clínicos indicavam, ela reduziu o estômago. Ela se submeteu a uma cirurgia bariátrica e com isso perdeu 62kg e ganhou uma nova vida e a vida ganhou uma nova Vivi.

Ela já trabalhava com hortas, mas aquilo era só um trabalho. Até que aos poucos ela foi percebendo que os ingredientes que estavam na dieta descrita pela equipe médica, eram os produtos que ela plantava e colhia. Até então, a Vivi jamais tinha entrado na cozinha com o intuito de fazer o seu alimento. Ele estava sempre pronto, muitas vezes dentro de uma caixa vinda da indústria. No terceiro dia em casa, depois da cirurgia, ela passou mal, por ter tomado um suco de laranja. Acidez não fazia parte do cardápio de um recém-bariátrico. Ela quase estourou os pontos. Foi aí que ela percebeu, EU TENHO QUE COZINHAR.

Mais ou menos no final do mês de setembro do ano de 2010, a Vivi entrou na cozinha com uma cesta que ela tinha colhido na horta, e de lá ela nunca mais saiu. O olhar sobre a comida mudou. Os livros de agronomia começaram a dividir espaço com os de gastronomia. E ela entendeu que cozinhando ela fechava um ciclo, e numa palestra do doutorado, ela percebeu esse ciclo, quando ela falou que o sentido da agricultura está em alimentar pessoas. Que se não fosse por isso, não valia a pena nem comprar as sementes.

Foi assim que nasceu o Plantar Colher e Cozinhar.

Foi uma ideia, que virou projeto, se transformou em oficinas de aprendizagem, e acabou numa Escola de Cultivo e Alimentação. Hoje a Vivi Planta… Colhe e Cozinha. Hoje, a Vivi entende que além de Engª Agrônoma e dona de títulos de mestre e doutora, ela é a essência da sua maior INFLUENCER: a sua vó, que sem nenhum desses títulos, plantava… colhia e cozinhava.

Essa é um pouco da história da Vivi, Engª Agrônoma, parceira do Quintal Urbano, que gosta de transformar jardins em hortas, criadora da palestra “ Como uma cirurgia bariátrica mudou a minha horta” e a educadora, que vai proporciona experiências de cultivos através das suas oficinas "Plantar Colher e Cozinhar".

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page