Cultive deliciosos Tomates.
top of page

Cultive deliciosos Tomates.

Da escolha do espaço à colheita, dicas para o cultivo de lindos Tomates!

Que o tomate é um fruto nativo da região dos Andes e vai bem do molho à salada nós já sabemos. Que ele é extremamente nutritivo e ajuda a prevenir o câncer de próstata também!

Mas o que precisamos saber para ter lindos tomateiros crescendo na nossa casa ou apartamento?

Em primeiro lugar, que o Quintal Urbano pode te ajudar a tornar seu cultivo de Tomates uma diversão prazerosa e muito agradável!

Para que você comece bem seu cultivo, é importante observar o ambiente onde você mora. Uma pergunta que deve ser respondida, é qual a quantidade de luz solar que incide sobre o local?

Pois, para que seus tomates se desenvolvam bem é necessária abundância de sol. Porém, sem calor excessivo. O aconselhável é que sua plantação pegue pelo menos 6 horas de sol ao dia, mas se o calor for muito intenso sugerimos a utilização de sombrites, principalmente nos primeiros dias após a germinação de sementes.

A semeadura deve ocorrer entre os meses de agosto e janeiro, é importante que o solo seja bem adubado e aerado. Mantenha um espaçamento de pelo menos 25 cm entre cada muda, mesmo que você utilize sementes. No caso delas, coloque no máximo 3 em furinhos que você fará no solo, estes não devem ter mais que 0,5 cm de profundidade e devem ser cobertos com terra após o plantio. Caso germinem as 3 sementes plantadas, você deve retirar 2 deixando no local apenas 1 mudinha.

Uma dica importante é realizar a semeadura numa sementeira ou vaso pequeno, pois assim, caso chova no local, as sementes não serão carregadas para outros pontos diferentes de onde foram plantadas. Todavia, caso utilize uma sementeira, transplante para um vaso com pelo menos 20 cm de profundidade ou diretamente para o solo assim que atingirem de 5 à 10 cm de altura.

Logo após o plantio, regue utilizando um borrifador ou um regador de chuveirinho que não permita o excesso de água sobre o local da semeadura. Você deve repetir a rega pelo menos uma vez ao dia, sempre nos momentos do dia sem insolação direta (inicio da manhã ou final da tarde e noite).

A rega pode ser espaçada a cada dois dias quando as plantas estiverem com mais de 5 cm de altura. Quando elas atingir aproximadamente 10 cm de altura utilize tutores ou guias de arames para sustentar o crescimento e evitar que o caule se quebre, principalmente em dias de ventos fortes.

É importante que você saiba que seus tomateiros, sem bem cuidados, podem crescer bastante, alguns podendo atingir 2 metros de altura ou mais. Dessa forma, não economize no tamanho dos tutores e guias.

Ao observar a formação das primeiras flores, caso o seu ambiente possua pouca corrente de vento ou um difícil acesso à polinizadores, é importante que você balance levemente cada planta para que ocorra a polinização. Também é recomendável que todos os ramos de folhas abaixo da altura da floração, ou aqueles que estejam ficando muito grandes, sejam podados rente ao caule principal.

Assim você ira concentrar os nutrientes nos frutos, os tornando mais suculentos, saborosos e nutritivos.

A colheita deve ser realizada logo que você observar os frutos maduros, isso deve ocorrer aproximadamente 90 dias após a semeadura. Você pode utilizar uma tesoura apropriada para podas ou retirar cuidadosamente o fruto girando levemente a haste.

Lembre-se de manter seu solo (substrato) bem nutrido com uma boa quantidade de matéria orgânica, é aconselhável que pelo menos uma vez ao mês seja introduzida uma nova adubação.

Caso tenha alguma duvida, ou dificuldade não hesite em chamar o Quintal Urbano, teremos o maior prazer em ajuda-lo para que seus tomates sejam os mais lindos!

Bons cultivos!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page