Manjericão e a suas inúmeras funções
top of page

Manjericão e a suas inúmeras funções

Algumas plantas da horta são condimentares, outras são aromáticas, e ainda têm as nutracêuticas. São conceitos diferentes, entretanto, algumas plantas apresentam as três descrições. Quem é aromática, armazena princípios ativos na forma de óleo e desenvolve órgãos vegetais especializados. Quem é condimentar, serve para temperar alimentos e ao mesmo tempo conservar, por serem anti-microbianos. Quem é nutracêutico é capaz de sintetizar compostos que além de nutrir, ainda podem curar.


Que sorte de quem tem manjericão na horta. Ocimum basilicum, uma erva condimentar, aromática, nutracêutica, e ainda prestadora de serviços ecológicos de forma indireta.

Mas Viviiii, como assim? Planta prestadora de serviços? E ainda ecológicos?

Pois é, a natureza sozinha, se encarrega de tentar equilibrar o meio ambiente da melhor forma possível, para que tudo funcione da maneira mais certa.

Se o manjericão possui tantos títulos, é porque no ambiente ele possui muitas funções. Na minha tese, eu pude comprovar a ação positiva que o manjericão tem de atrair insetos benéficos para a horta. Ambientes que contém manjericão, são favorecidos pela presença de polinizadores, essenciais para a produção de alimentos. Ambientes com manjericão, são mais visitados por parasitoides, uns insetinhos minúsculos, com uma função predadora gigantesca. Essa turminha é uma das responsáveis pelos serviços ecológicos. Eles ajudam a manter o equilíbrio entre pragas e o ato de causar danos na planta. As abelhas e outros polinizadores, vêm em busca do néctar, e acabam encontrando outros compostos positivos, presentes no óleo essencial que a faz ser uma planta aromática.


Para mim, a mais importante planta da horta.

Com ela, fazemos chás, temperamos molhos, fornecemos sabor à carnes, sopas, queijos, pães, entre tantos outros ingredientes que podem ter sabor de manjericão. Pensam que eu esqueci do pesto? O manjericão é tão importante que tem um pesto só pra ele. Quer saber mais sobre a história do pesto? Te conto no post da semana que vem. Por enquanto, plantem manjericão, salvem as abelhas e o sabor das suas refeições.


Vivi Pretz

Engenheira Agrônoma da Quintal Urbano

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas

344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page