Poda de Raiz

Atualizado: Jan 19

Todo mundo já escutou a palavra "poda"... Sabe seu significado, mas talvez não saiba da sua função. Podar uma planta é como cortar os cabelos. Lá vem a Vivi com suas analogias: seres vegetais X seres humanos. Podar a parte aérea da planta é senso comum. Nos centros urbanos, poda-se árvores principalmente, para que não alcancem os fios de energia e telefone. É o corte do nosso cabelo quando ele está comprido demais. A diferença é que nas plantas, temos que podar em duas diferentes direções. A parte aérea e a parte radicular. Como assim? Podar raiz? Isso mesmo! A maioria não faz, talvez por desconhecimento, talvez por medo de matar a planta. Mas quando o cultivo se faz em vaso isso se torna primordial para a saúde e longevidade das suas plantas.


A cada corte de cabelo ele não cresce mais forte e com cara de saudável? Pois então, a cada poda, a planta se renova. Há uma organização da arquitetura da planta e com isso a condução de nutrientes também se organiza, chegando de forma equilibrada em todas as partes do vegetal.


Lá na raiz acontece o mesmo. A planta ao mesmo tempo que "cresce pra cima", também "cresce pra baixo". Com o tempo, esse crescimento vira um emaranhado de raízes que se enrolam dentro do vaso causando essa desorganização e a descontinuidade do fluxo de nutrientes rumo a parte aérea. Por isso, algumas plantas, com o tempo, vão perdendo a graça, perdendo o viço e podem até ficar doentes, pela falta dessa poda nas raízes.


A foto pode parecer uma cena de assassinato, mas na verdade é um salvamento realizado num limão siciliano cultivado em vaso. Suas raízes estavam completamente enroladas, em um vaso que já estava pequeno para o porte da frutífera. Foi retirado parte do torrão e desmanchado todos os enovelados de raízes, mudando também o vaso, para que as novas raízes tenham um novo espaço digno de desenvolvimento.


Inverno é época de poda aérea de algumas espécies. Dentre elas, algumas vão precisar também de poda de raízes. Se você nunca fez essa tarefa, ou talvez se sinta inseguro de realizá-la sozinho, os especialistas em cultivo do Quintal Urbano, sabem do cuidado que se deve ter tanto para retirada do vaso como para a poda, sem que haja danos na planta.


Época de poda... Época de renovação.


Vivi Pretz

Engenheira Agrônoma

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas



620 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo