Receita de Chá de Valeriana enviada pela Farmácia Viva
top of page

Receita de Chá de Valeriana enviada pela Farmácia Viva

A Bióloga Raquel Franzen, da Farmácia Viva foi a convidade da IV Conversa no Quintal, mediada por Vivi Pretz, que ocorreu no dia 15 de abril no Instagram TV no perfil do Quintal urbano.


Raquel decidiu trocar de curso no último ano da faculdade de enfermagem. Os hospitais perderam uma excelente enfermeira, mas o mundo ganhou uma excepcional Bióloga. E esta junção de amores científicos fizeram Raquel se especializar em Botânica Terapêutica.


A conversa foi muito interessante, dá uma olhada no nosso perfil que está gravada por lá. Foi uma aula de botânica, muito rica mesmo.


E como combinado em todas as Conversas no Quintal o convidado deixa algum presente. Pode ser uma receita, um artigo, um livro, enfim, algo para vocês leitores. E Raquel deixou uma receitinha de chá de Valeriana, afinal a conversa era sobre chás! A escolha foi devido a quarentena, quem não está ansioso?


A Valeriana (Valeriana officinalis) é nativa da Europa e parte da Ásia, foi trazida para a América do Norte e logo se difundiu o uso entre os colonizadores. O chá de suas raízes é usado na naturopatia para tratar ansiedade, especialmente nos casos mais leves ou moderados, já que esta é uma planta rica em propriedades sedativas e calmantes que ajudam a evitar o estresse. Além disso, o chá de Valeriana também pode ser utilizado para facilitar o sono e aliviar a tensão física e mental de um dia de trabalho cansativo (ou de confinamento) Para isso, o ideal é que o chá seja tomado até 30 minutos antes de dormir, pois pode causar ligeira agitação antes de iniciar seu efeito relaxante.


Atenção! Não deve ser ingerido por grávidas, nem crianças com menos de 3 anos.


Também não se deve exceder o consumo de 2 xícaras de chá por dia.



COMO PREPARAR:

Colocar 10 gramas da raíz em uma panela e acrescentam 500ml de água potável. Deixe ferver durante 10 minutos mantendo o decocto tampado. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber no máximo 2 xícaras por dia (250ml pela manhã e 250ml no final da tarde ou antes de deitar).




600 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page