Sustentabilidade na Construção Civil é tema de curso apoiado pelo Instituto Quintal Urbano

Atualizado: Mar 10

O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.

E quando o espaço é feito sem observar os princípios de uma edificação com posição solar adequada, ventilação cruzada, luz externa, pode se transformar em um cômodo que tenha ainda mais impacto ambiental. Para compensar esta não-estratégia, o usuário acaba por consumir mais energia elétrica em refrigeração, iluminação e entretenimento.

Para que profissionais e estudantes encontrem uma compilação de informações sobre tecnologias sustentáveis para construções e reformas a Pasárgada - oficina de Sustentabilidade, o time do Quintal Urbano e o pessoal da Ecotelhado - Design Biofílico se uniram para promover esse curso.



O curso será ministrado por Fabíola Pecce, diretora da Pasárgada Oficina de Sustentabilidade. Fabíola é uma pessoa que trabalha para que os resíduos sejam alocados como insumos, materializando um mundo com menos extração de recursos e que opera para Lixo Zero. Tem uma carreira técnico-militante em sustentabilidade. Se tornou professora pois vê em cada interessado um replicador em potencial aumentando a amplitude e capilarização deste tema em profissões, eixos e camadas distintas da sociedade. Com paixão absoluta pelo que faz, vê um recorte da sociedade com o antes e depois de resolver a questão dos resíduos no mundo. Acredita que o que fará a diferença é a velocidade com que tais metodologias vão ganhar o mundo.



O início da atividade compartilha as informações sobre o setor da construção civil, passando por uma breve apresentação das rotulagens mapeadas para este segmento e concluindo com o nome da marca e qual a linha de produto que foram identificadas como escolhas com menor impacto ambiental. Estas respostas passam por equipamentos como forros e coberturas; instalações hidráulicas; racionalização do uso da água; qualidade ambiental interna; acoplamentos sem solda; eficiência energética e acabamentos.

As informações são resultado de pesquisas de mercado e os participantes terão acesso ao conteúdo para pesquisa, consulta e as referências atalham respostas para produtos que fazem parte das escolhas cotidianas de projetistas e empreiteiros.


O quê: Curso Construções e Reformas Sustentáveis - Conceitos e Linhas de Produto Quando: 15 fevereiro 2020, das 9h às 13h

Onde: Ecotelhado. Rua Erechim, 330


Conteúdo: Pasárgada - oficina de sustentabilidade


Para mais informações, acompanhe o evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/612394816243659/

45 visualizações
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn

©2019 por Quintal Urbano ®

33.061.081/0001-99

SAC Whats App 51 991128578 ou contato@quintalurbano.com.br

R. Cons. Xavier da costa 3394/7 POA-RS