Uma parede verde... E todos os pestos do mundo Parte II

O que você prefere? Olhar para uma parede, ou olhar para uma parede verde?

Não estou falando de tinta verde não... Estou falando de uma parede de plantas...


Quem acompanhou o último post do nosso blog, entendeu a origem do pesto, o que ele significa, e tenho certeza que ficou imaginando os tantos pestos que podemos fazer por aí. Pois então, se o pesto é relacionado ao verbo "pestare" imagina os sabores que podemos criar a partir de uma parede verde.

Uma parede de aromáticas. Transformar um jardim em o principal apoio de uma cozinha.


A Quintal Urbano passou uma boa parte do tempo de 2019 projetando essa "parede". Uma parede cheia de idéias, tecnologia, conhecimento, sustentabilidade, boas pessoas e, bem estar. O caminho para chegar ao bem estar, ou a essa parede, como queira, pode parecer longo, mas é possível.


Eu sempre gostei de saber a origem das coisas, de onde vieram as plantas, qual o verdadeiro significado das palavras. Já tentei estudar Latin, mas foi muito forte, por isso, por um bom tempo, quando eu era pequena, meu livro de cabeceira foi um dicionário.

"Bem estar" no dicionário, é assim: Substantivo masculino, condição de quem se encontra física, espiritual ou psicologicamente satisfeito. Sentindo conforto e satisfação. Estado da pessoa tranquila, de quem está seguro.


Bem estar e uma parede verde são a mesma coisa? Pode ser. Pode não ser. Pode ser o início do caminho. Pode ser a origem dos temperos da sua cozinha, e ao comer a refeição, isso traga bem estar. E tudo isso começou lá na parede verde.

Pode ser um telhado, pode ser uma parede, pode ser um jardim, pode ser um vaso. O bem estar pode estar presente em um vaso!!!

Seja como for, todos os pestos do mundo cabem em uma parede verde. Por isso, esse será o nosso primeiro curso presencial de 2020.

Será o primeiro curso do Instituto Quintal Urbano by Ecotelhado. Nasceu a nossa Escola de cultivo, alimentação e bem estar. Nossa base, localizada em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, nossa floresta verde, nosso Quintal Urbano agora tem telhado. E ele é verde. E ele é ECO. Fico muito feliz de dividir com vocês essa notícia, ainda meio perdida e tímida entre a parede verde e os pestos. Mas ainda vamos falar muito sobre ela e com detalhes. Por enquanto fica assim, só um aperitivo.


Então amiguinhos, programem-se. Venham com a Quintal Urbano e com a Ecotelhado desfrutar desse primeiro curso de 2020. "Uma parede verde, e todos os pestos do mundo".


Posso te dar um spoiler? Já que o Natal está cheirando na cozinha, um deles é o pesto de orégano. Combina super super com aves, seja qualquer delas que estiverem na tua programação natalina. Peru, Chester, Bruster, Frango, todos, temperados com pesto de orégano, vai deixar a cozinha mais cheirosa e o Natal mais saboroso.


Orégano Fresco

Azeite de Oliva 200ml

Parmesão Ralado 100g

Castanhas picadas 100g

Um pouquinho de Sal


Processe tudo e tempere por dentro e por fora da ave.

Isso vai fazer diferença no seu Natal.


Abraço apertado em todos e depois me contem do cheirinho que ficou na cozinha!!!


Vivi Pretz

Engª Agrônoma Quintal Urbano

Drª em Sanidade Vegetal

Especialista em Hortas Orgânicas

Fotos: ECOtelhado




  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn

©2019 por Quintal Urbano ®

33.061.081/0001-99

SAC Whats App 51 991128578 ou contato@quintalurbano.com.br

R. Cons. Xavier da costa 3394/7 POA-RS