Pra quem não conhece, é uma mistura de temperos do mundo árabe que juntos formam o zaatar. Como toda mistura, sempre há variações conforme o país e conforme o gosto da família. Mas a base encontra-se em 3 ervas: Tomilho, orégano e manjerona, misturados com cominho, gergelim torrado, sal e sumagre.
Uma especiaria oriunda de um arbusto que pode atingir até 3 metros de altura cujo nome científico é Rhus coriaria que possui um sabor entre o ácido e o azedo. Cultivado em todo Oriente Médio. A parte utilizada são os frutos da planta, que secos, defumados e processados viram um pó.
Foto: Inflorescência do Sumagre
Mas para quem quiser o mundo árabe inteiro no paladar, é possível encontrar em lojas de especiarias mais especializadas, pois trata-se de um tempero importado, dessa forma, o preço dele se torna um pouquinho picante. Viviiii, não encontro sumagre, posso fazer Zaatar?
Claro que pode, eu não tenho sumagre em casa e não é por isso que eu desisti de ter o MEU Zaatar. Tenho zaatar comprado pronto em casa, e realmente tem um sabor diferente, como nenhum outro para comparar. Surpresa a minha, quando fui olhar os ingredientes e metade da minha parede verde eram os componentes do zaatar.
Pronto!!! Bastou para eu decidir fazer meu zaatar. E hoje decidi compartilhar com vocês a receita dele.
Substituí o sumagre, por pimenta síria pra dar o algo que faltava, sem o sumagre. E acredito que tenha dado muito certo. A picância apareceu e ficou tudo como sempre foi lá no Oriente Médio. Aromático, saboroso, e cheio de vida. Interpretem esse último como quiserem.
Sendo assim, que planta precisamos ter na nossa horta, ou na nossa parede verde, ou no vaso pertinho da cozinha, para termos o nosso Zaatar?
2 Colheres (Sopa) de Gergelim Torrado
1 Colher (Sopa) Manjerona
1 Colher (Sopa) Orégano
1 Colher (Sopa) Tomilho
1/2 Colher (Chá) Cominho
1 Colher (Chá) sal
1 Colher (Chá) Pimenta Síria
Se tiver Sumagre por aí escolha entre ele e a pimenta. Os dois juntos jamais!
Ou faça um Zaatar com sumagre e outro sem sumagre. Use um para dias de sol e outro para dias de chuva.
Onde utilizar esse tempero? Temperar o azeite e comer com pão é a entrada principal de qualquer restaurante árabe. Rechear esfirras, utilizar no frango ou no cordeiro para marinar. Vegetais assados como batata, abóbora, berinjela e couve flor temperados com zaatar também fazem parte das cozinhas das mulheres de burca. O famoso Hommus, pasta de grão de bico também é temperada com zaatar. E a minha dica final é: Use em Ovos. Mexidos, fritos, cozidos, em omeletes.
Acrescente zaatar e seja feliz!
Plante suas ervas, e seja mais feliz ainda!
Drª Vivi Pretz
Engenheira Agrônoma
Drª em Sanidade Vegetal
Especialista em Hortas Orgânicas
Comments